Chega de adiar a compra do seu lar! Estou aqui para te explicar de vez como dar entrada na casa própria e dizer adeus ao aluguel. Acho que é o sonho de todos, não é?

Foi-se o tempo em que conquistar o imóvel dos sonhos era apenas para os mais abonados. Hoje em dia todo mundo pode ter um cantinho para chamar de seu.

Para se ter noção, no ano de 2019, como mostra o G1, houve aumento de 9,7% no número de pessoas adquirindo casas e apartamentos.

Foram mais de 130 mil unidades vendidas, sem falar que há mais de 6 milhões de imóveis esperando por compradores. Ou seja, é a sua chance de realizar esse sonho.

Aproveite esse momento em que a taxa Selic é a mais baixa já existe no Brasil e quote o seu financiamento.

Por isso, continue a leitura para saber mais sobre como economizar para dar a entrada na casa própria e porque é tão importante fazer isso.

Dá para financiar 100 por cento do imóvel?

Essa é uma dúvida recorrente na hora de pensar em ter seu próprio lar. Como a maioria das pessoas não tem condições de arcar com um imóvel à vista, o financiamento é sim uma alternativa.

Contudo, é normal que o financiamento não contemple o valor integral da casa ou apartamento comprado. Geralmente é preciso dar entrada de 20% do valor do imóvel.

Assim, vou explicar mais sobre o momento do planejamento, para que esse investimento não comprometa seu orçamento.

Comece seu planejamento para comprar a casa própria

Como não dá para fugir de dar entrada na casa própria, o melhor a fazer é ter tudo na ponta do lápis. Por isso, anote:

O valor máximo que deseja pagar tanto no imóvel quanto na prestação. Tenha o cuidado de colocá-lo de acordo com dados reais.
Anote a porcentagem do imóvel que será financiada. Será 80%? 50%?
Pesquise o custo de vida da região em que irá morar, isso também afetará no orçamento.
Antecipe no seu orçamento, os valores com documentações, tributos e até mesmo o frete.
Nesse sentido, sempre que suas despesas mensais permitirem, simule alguns meses antes poupando o valor das parcelas do imóvel. Isso ajuda a criar o hábito, economizar dinheiro e evitar inadimplências posteriores.

Comprar imóvel com renda baixa: dicas para dar entrada na sua casa

Afim de te ajudar a ter dinheiro para a entrada do tão desejado lar, eu separei alguns meios de gerar renda:

1-  Não aplique na Poupança: use o Tesouro Selic!

Você já tem o hábito de aplicar na poupança para concretizar seus planos? Pois é, ela pode ser uma furada. Seus rendimentos são reduzidos e você fica refém da data de aniversário para conseguir sacar sem perder dinheiro.

É por isso que o Tesouro Selic é o queridinho daqueles que estão guardando dinheiro. Nele o rendimento é diário e os riscos são baixíssimos, você vai retirar o mesmo que colocou somado aos rendimentos do período.

Para isso, procure um especialista em finanças para te ajudar. 

2-  Tenha renda extra

O segundo melhor modo de não comprometer seu salário é fazendo renda extra. Essa você poderá guardar 100%, só para a entrada de sua casa. Vamos ver algumas opções?

    – Venda alimentos: brigadeiros, pães de mel, bolo de pote, salgados… Lance mão das suas habilidades culinárias para fazer dinheiro.
    – Seja cliente oculto: um trabalho que poucos conhecem é o do cliente oculto. Nele dada empresa te contrata para você usar algum serviço e avaliá-lo anonimamente, como por exemplo, o atendimento em uma loja de roupas.
    – Trabalhe como Freelancer: esse tipo de trabalho é prático e você adequa à sua rotina. Nele dá para investir em ser garçom, organizador de eventos ou trabalhar pela internet.
    – Leve cachorros para passear: sempre tem alguém na vizinhança que tem cachorros, mas não dispõe de tempo para levá-lo para tomar um ar. Essa pode ser uma boa alternativa, pois você caminha, faz renda e ajuda sua vizinhança.

3-  Use o FGTS

O uso do FGTS já é um velho conhecido, mas sempre é bom reiterar que é possível usá-lo para abater valores em seu financiamento.

4-  Venda coisas que não usa

Na sequência, a venda de coisas que estão paradas em casa é uma ótima opção. Num primeiro momento, você pode pensar, “Mas eu não tenho nada a vender!”

Entretanto, se observar a rotina da sua família vai encontrar um eletrodoméstico parado, livros que não são lidos, roupas que só ocupam espaço no seu guarda-roupa.

Lembre-se que se desfazendo disso tudo, você estará abrindo espaço para a chegada de seu bem mais precioso.

5-  Dar entrada na Casa: diminua seus gastos mensais

O dinheiro também pode estar indo pelo ralo e você não está percebendo. Pois bem, se quiser dar entrada na casa nova, vai ser necessário cortar a maior parte dos gastos superficiais.

Isso significa reduzir as dívidas com: canais de streaming, jantares fora, passeios no shopping, idas ao cinema, compras por impulso etc. Troque estes hábitos por opções mais saudáveis:

    – Vá em eventos culturais gratuitos da sua cidade.
     Cozinhe pratos diferentes para a família.
    – Vá a parques naturais.
    – Faça o cinemão em casa mesmo.
 

6-  Aposente o cartão de crédito

O cartão de crédito também pode ser um grande empecilho para aqueles que não conseguem se controlar. Então, talvez seja o momento de aposentá-lo e comprar à vista, o desconto é garantido!

Dar entrada na casa própria: um profissional pode te ajudar a economizar!

Viu como é possível economizar para o próprio imóvel, independente da sua renda? Se já guardou o suficiente para dar entrada no seu lar, o passo seguinte é encontrar um profissional que entenda suas necessidades.

Por isso procure sempre um consultor de imóveis experiente, que não só te ajude a encontrar o imóvel dos sonhos, mas o que cabe no seu bolso. Quem sabe não é um dos imóveis exibidos aqui no site? Clique e veja todas as opções em meu site. Fale comigo e realizaremos seu sonho!

Compartilhe