Já pensou em ter uma horta para apartamento? Pois é, a gente tem feito cada vez mais esforço para comer comida de qualidade e orgânica. Assim, ter uma horta em casa é uma excelente opção.
Além disso, se você tem filhos, pode ser a oportunidade perfeita para fazer uma atividade em família. O melhor é que não dá trabalho para fazer a horta e é bem simples de manter.
Quer saber como fazer a própria horta em seu apartamento? Vem comigo!
Por que ter uma horta em um apartamento?
Ter um horta no fundo do quintal era um costume comum entre nossas avós. Dava para achar de tudo nela, desde moranguinhos a folhas de boldo.
Acho que podemos dizer que ter uma hortinha faz parte da cultura brasileira, não é? A dúvida que muitos têm, e talvez seja a sua, é: “mas dá para ter uma horta dentro do apartamento?”
A resposta é sim e não é complicado de fazer. Além disso, você pode organizar sua horta de acordo com o seu perfil e a decoração da sua casa.
Mas se falta motivação para ter a própria horta, aqui vão algumas razões:
1. Cultivar o próprio alimento: é uma pequena quantidade, mas já dá bastante satisfação saber que você produziu o que vai comer.
2. Ter temperos à sua mão: imagina, você está fazendo aquele molho de macarrão, estende a mão e já pega o orégano que precisa. É muita praticidade!
3. Dar um toque de verde ao ambiente: ter plantas por perto ajuda a melhorar o astral do apartamento, você não acha?
4. É terapêutico: a psicóloga Flávia Teixeira explicou ao Jornal Cruzeiro que, principalmente em momentos de isolamento, cuidar de plantas pode ter efeito terapêutico.
Cuidados com sua hortinha
Embora seja bastante prático, alguns cuidados precisam ser feitos para que sua horta vigore e você tenha os melhores temperos:
· Escolha um lugar no apartamento que receba quantidade adequada de luz solar.
· Dê preferência a um local que não receba muito vento.
· Crie um sistema de drenagem para as raízes das suas plantas não apodrecerem.
· Tenha os utensílios para cuidar da sua hortinha: tesoura, luvas e pazinhas.
· Faça uso de um pequeno regador e um borrifador para manter as plantinhas hidratadas.
· Adube a terra com alguma frequência.
· Retire sempre as partes mortas e galhos secos.
Qual vaso escolher?
Dessa forma, você já pode começar os preparativos. O primeiro é escolher o vaso que deseja plantar.
Claro que você pode comprar vasinhos de vidro, cerâmica e outros materiais. Mas é bem mais sustentável reutilizar recipientes como garrafas pet, canecas velhas, caixinhas de leite, potes de sorvete e outros.
Só tenha bastante atenção e faça pequenos furos no fundo dos potes para que a água não se acumule.
Passo a Passo
Escolhido o tipo de vaso, você pode comprar um saquinho de terra em uma loja de jardinagem próximo a sua casa. Depois disso, é a hora de escolher se quer uma hortinha no chão ou pendurada na parede.
Você ainda pode escolher plantar sementes, utilizar as folhas que comprou na feira ou adquirir a muda.
Espalhe a terra no vasinho, passe com cuidado a planta para ele. A atenção, neste momento, é para não desfazer o torrão de terra que é unido pelas raízes.
Na sequência, regue a plantinha e espere algum tempo até que ela se revigore. É normal que nos primeiros dias ela murche ou fique com algumas folhas amarelas.
Quanto à rega, a dica é observar se a terra está úmida, mas jamais encharque as raízes. Além disso, um borrifador ajuda a molhar as plantas de maneira menos agressiva. Você também pode utilizar cubinhos de gelo caso vá passar muitas horas longe delas.
Temperos fresquinhos na sua mão
Agora você já deve estar ansioso para começar seu plantio, não é? As principais plantas ideais para você cultivar em seu apartamento são:
· Manjericão.
· Alecrim.
· Salsinha.
· Tomate cereja.
· Moranguinhos silvestres.
· Cebolinha.
· Melissa.
· Capim-limão.
· Orégano.
Por que não compartilha esse artigo com seus amigos, aposto que todos vão gostar de ter sua própria horta no apartamento.
E se quiser saber de outras dicas interessantes visite o meu blog. Clicando no imóvel abaixo você acessará o meu site e o meu blog com ideias diversas para o seu dia a dia.
Compartilhe